Este blogue discorda do acordo ortográfico.

segunda-feira, 28 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Museus e Sabores

No passado dia 27 de Janeiro de 2011, numa iniciativa lançada pela professora Amália Martins, realizou-se uma palestra sobre “Museologia e Património Cultural”, que nos ensinou um pouco do muito que há para saber sobre museus, na voz do professor António Maia Nabais. Aprendemos vários conceitos-vivos, dos quais destacamos as seguintes palavras que surgem por ordem alfabética neste nosso pequeno dicionário:

- D – Dinamismo – O museu é dinâmico e “nunca acaba”, tem que criar espaços de encontro e de descobertas.

-M – Museologia – É a ciência do património cultural que estuda, regista e inventaria, conserva, divulga e promove acções culturais.

-H – História – A história dos museus é a nossa própria história. É necessário conhecer/construir a história da museologia.

-P – Património – É como uma herança que se recebe, que se guarda, mas que se deve desenvolver.

-S – “Saber-Fazer” – O museu não preserva apenas o saber, mas deve incentivar o “saber-fazer”, com a presença humana de artesãos, como oleiros, carpinteiros, etc.

-T – Tradição – Não se trata apenas do conjunto de hábitos e costumes, objectos e monumentos. Tradição é também mudança e os museus são um reflexo da sociedade passada e actual.

Foi uma palestra dinâmica, onde foram colocadas questões e expostas ideias. Foi agradável o lanche que nos esperava com doces típicos da região. Esperamos novas surpresas de futuro, sobretudo no nosso museu escolar.

Trabalho realizado pelos alunos:

José Almeida - 9º 4
Ana Maria Almeida - 9º 3